Press Releases
Sonae refinancia 150 milhões de euros com condições vinculadas a objetivos para pessoas e planeta

2020-12-10
Parte da remuneração está associada ao reforço da presença de mulheres em posições de liderança e à redução de emissões de CO2. Estes financiamentos de natureza ESG, com indicadores de igualdade de género, são pioneiros a nível europeu.

A Sonae concretizou um conjunto de operações de refinanciamento indexadas ao desempenho do Grupo em indicadores ambientais, sociais e de governo corporativo (ESG), certificados por uma entidade externa independente, no montante de 150 milhões de euros. Estas operações incluem objetivos específicos em termos ambientais e sociais, estando parte do spread agora indexado ao desempenho da Sonae na promoção da presença de mais mulheres em cargos diretivos e na redução das emissões de CO2.

Em específico, é de realçar a primeira emissão obrigacionista, de 50 milhões de euros, organizada pelo Banco BPI, com os referidos objetivos ESG. Trata-se de uma das primeiras operações de natureza ESG na Europa e a primeira na Península Ibérica associada a indicadores de performance específicos para a liderança no feminino. Adicionalmente, a Sonae celebrou dois acordos de financiamento sustentável com o CaixaBank no valor total de 100 milhões de euros, com os mesmos objetivos.

Estas operações permitiram continuar a reforçar a posição de liquidez da Sonae e aumentar a maturidade média da sua dívida, sendo importante destacar que desde o início do ano já foram refinanciados mais de 830 milhões de euros em empréstimos de longo prazo.

João Dolores, CFO da Sonae, afirma: "Na Sonae, estamos seriamente comprometidos em criar valor social e ambiental, para além de valor económico. Sempre acreditámos que estes objetivos não eram incompatíveis. Incorporar metas que promovem a igualdade de género e a neutralidade carbónica na gestão financeira do Grupo é mais uma forma de reforçar o nosso compromisso em prol de um futuro mais igualitário e ecológico”.

Recorde-se que a Sonae anunciou recentemente a revisão do seu Plano para a Igualdade de Género, com metas mais ambiciosas para a liderança no feminino, bem como o compromisso da neutralidade carbónica em 2040, dez anos antes da meta definida pela União Europeia.